quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Correria

Para ler ouvindo – OneRepublic, “I lived”


With every broken bone / I swear I lived

Dizem que todo corredor tem uma prova favorita. Aquela corrida que, sempre que abrem as inscrições, o coração dá uns pulinhos e você logo quer se inscrever. Quem gosta de correr e participar de corridas de rua, tem sempre uma “prova-alvo” em mente – é como chamamos o objetivo do treinamento: participar daquela corrida.

No meu caso, é uma cidade favorita para correr.

Desde que fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez, há 6 anos, prometi a mim mesma que, sempre que possível, eu daria um jeito de correr naquele lugar. Nessa mesma viagem, eu decidi que minha primeira meia-maratona seria na Cidade Maravilhosa. Alguns meses depois, lá estava eu para correr 21km pela primeira vez. E foi incrível!

Consegui correr uma meia-maratona no Rio de Janeiro por três anos consecutivos, 2 vezes no mesmo trajeto. Adquiri uma familiaridade com a orla da Zona Sul que só quem corre nela pode ter. Fui melhorando os tempos, me sentindo cada vez mais confortável com distância. Até que em outubro de 2014, fraturei a clavícula num acidente de bicicleta.

Quando fui atropelada a caminho do treino de bike, meus primeiros pensamentos foram: “preciso avisar meus treinadores” e “estava atrasada pro treino”. Depois, já no hospital, com o diagnóstico confuso e sem ninguém sabendo direito quanto tempo eu ia demorar para me recuperar totalmente, pensei “não vai rolar o revezamento no autódromo de Interlagos”. É, o esporte fazia parte da minha rotina e eu não estava sabendo como lidar com a sua ausência. Até que alguém escreveu pra mim que entendia, que ficar afastada do trabalho era chato, que a quebra da rotina era um problema, mas que ruim mesmo era não poder praticar meu esporte.

A recuperação da fratura e o reinício dos treinos ocorreram quase simultaneamente. Voltar para São Paulo, voltar a trabalhar e retomar a rotina também foi parte desse processo. Eu aprendi que não dava pra ser tudo-ao-mesmo-tempo-agora, como eu queria. Tinha que ser um passo de cada vez. Às vezes, meu corpo ia me avisar que não tava rolando - as dores que se tornaram companheiras – em outras ele me ajudava pedindo que eu experimentasse outras formas de movimento – e assim surgiu a paixão pelo Pilates. Aos poucos, eu voltei a pensar em quais seriam os próximos desafios na corrida.

Corri a Volta a Ilha, fiz provas de 10, 15km... Mas a corrida não ocupava mais o centro. O importante era me recuperar – e bem! Andei algumas vezes na bike, cumpri religiosamente as sessões de fisioterapia e fui assídua no Pilates. Voltei a correr, porém pensando mais no meu bem-estar do que em performance, em quebra de recorde pessoal. E nesse processo, comecei a ter uma relação com meu esporte que deu à ele sua devida importância: se tornou um meio, e não um fim.

Com isso, me senti pronta pra ir adiante e tentar fazer outras coisas. Não apenas na corrida, mas na vida também. Me arrisquei no trabalho, mudei meus objetivos de estudo, e posso dizer que até o estado civil foi alterado. Quando chegou a vez do esporte, não tinha mais dúvida: se eu queria fazer algo novo, que fosse no Rio de Janeiro.

E assim, me preparei para correr 32km na Maratona do Rio. “Oi, como assim? A Maratona não tem 42.195?” É, só que eu quis fazer algo novo, diferente. Quis fazer por mim. Ajustei os treinos, a dieta e a rotina, e assim foi. No dia, saí junto com o pessoal da Maratona, corri a maior parte do percurso, e parei na placa do km32. Não peguei medalha, não comi a batata nem tomei a coca-cola sem gás. Mas cumpri meu objetivo feliz da vida, com a consciência tranquila de que aquilo era o que eu queria ter feito. “Mas não dava pra chegar até o final?” alguns perguntaram. Não, não dava. Minha linha de chegada era onde meu coração me pediu pra parar.

O engraçado é que depois não teve “férias” ou aquele sentimento de que “e agora, o que eu faço?”. Depois, vieram outros desafios, mais acadêmicos, intelectuais. Ausência nos treinos também, por que não? A vida apresenta outras provas e desafios, e assim, a gente vai escolhendo o que quer fazer ou não.

Na preparação pros “32 no Rio”, rolou muita leitura sobre corrida, além dos treinos, é claro. Encarar longas distâncias envolve se preparar mentalmente também – vão ser muitos kms tendo a si mesmo como companhia. Quando voltei a correr pós-fratura, prometi a mim mesma que ia tentar me livrar da música enquanto corria. Consegui, até certo ponto (na esteira não rola sem!). Descobri que não é preciso ser radical, ser flexível faz bem.

Li “50/50”, o livro de Dean Kanazes sobre seu desafio de correr 50 maratonas em 50 dias, uma em cada Estado Norte-Americano. A rotina, as dicas, tudo me ajudou no meu próprio desafio. Foi uma leitura prazerosa, e até divertida, quando percebi que nem sempre meus treinos fluíam como eu gostaria, e nem as provas de Karnazes saíam sempre dentro do planejado. Durante a prova, eu me lembrava que tinha escolhido estar ali, correr aquela prova. Que aquela tinha sido uma opção minha, e que sendo responsável por ela, tive que fazer escolhas para estar ali.


O ombro quebrado me ensinou a fazer essas escolher sem ter peso na consciência de que “não estou conciliando tudo”. A recuperação se transformou num processo de autoconhecimento – e esse, não vai ter fim. Saber o que você quer ser, o que quer fazer, e ficar em paz com suas escolhas não é fácil. Mas a vida, os livros, e a corrida me ajudam sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário