quarta-feira, 25 de maio de 2011

À Guisa de Introdução...

Tenho um amigo que escreve sobre filmes.
Outro, sobre as corridas e provas que participa.
Meu irmão, sobre rodas e possibilidades...
Eu resolvi escrever sobre livros.

Livros são a minha paixão.

Um caso antigo, que começou antes da alfabetização. Via minha mãe lendo, passando as tardes na rede do sítio. Pensava “isso deve ser muito bom pra alguém fazer por horas né?”
Achava que ela estava triste, pois pra mim a rede era pra brincar, balançar o mais alto que conseguisse. Engano meu. Só depois fui entender, como diz Mário Quintana, que “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

Sempre gostei de ver estantes cheias de livros. As diferentes cores, tamanhos e grafias nas lombadas. É a estética da beleza literária (não sei se essa expressão existe ou acabei de inventar.) Acho agradável aos olhos, como uma pintura ou escultura. Organizar livros é um ato métodico e rigoroso. Mas o resultado, pra mim, é uma obra de arte.

Isso sem falar na parte sensorial: sons e cheiros de quando folheamos um livro. Sou a favor das novas tecnologias, leio no computador (em pdf), apóio a digitalização dos livros pelo Google, e confesso até estar com uma invejinha de um amigo que vai ganhar um Kindle. Mas sei que até ele gosta do exemplar impresso. Livrarias e bibliotecas são minha 2ª casa.

4 comentários:

  1. Ha!
    Sabia que não ia aguentar!
    Espero que o blog faça sucesso!
    Mas por favor, nada de usá-lo como diário ou um espaço para chorar suas mágoas. Prefiro textos decentes!
    uhuuuuuuulllllll!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Escreve sobre contos curtos! tipo Edgar Alan Poe, minha paixao, ou Verissimo... Sao livros que da pra ler em uma sentada ( no vaso). Demorei pra entender que eu gostava de ler, mas esse tipo de material.. termino um livro de contos curtos e quero outro. Com "Senhora" era um sofrimento para um livro tao pequeno... Problemas do proposito.

    Sou eu Lo, Tiago Gil! to usando essa conta, sei la pq.. o google tem problemas...

    ResponderExcluir
  4. Passei aqui pra dizer OI, e avisar que o kindle chegou, muito divertido.

    ResponderExcluir